profissional-seo

10 Coisas que um bom profissional de SEO precisa saber

Recentemente uma pessoa entrou em contato comigo fazendo esta pergunta, ao refletir sobre o assunto percebi que um bom profissional de SEO tem que saber muito mais coisas do que eu mesmo já tinha reparado.

É obvio que quanto mais coisas uma pessoa sabe e quanto mais skills ela tem melhor ela vai desempenhar qualquer papel em qualquer função por isso esta lista tende a se tornar infinita. Vou fazer abaixo uma lista de 10 das coisas que na minha opinião um bom profissional de SEO precisa saber, é claro que ao final você vai lembrar de alguma coisa que eu esqueci ou vai discordar de alguma coisa que eu coloquei na lista para isso servem os comentários, então, sinta-se à vontade…..

Como disse acima a lista tende a ser infinita por isso vou fazer uma lista do que na minha opinião seriam os skills “default”, tipo quando você vai na concessionária adquirir um profissional de SEO esses opcionais já deveriam sair de fábrica. :)

1 – Ser autodidata.

Bom estou começando por esta skill pois acho que vai ajudar muitíssimo na aquisição das outras skills que virão abaixo, se você já é um profissional de SEO faça o seguinte exercício, pense em tudo o que você sabe e agora responda a seguinte pergunta: Quanto do que eu sei alguém me ensinou? Você vai perceber que uma boa porcentagem do que você sabe aprendeu sozinho na própria internet.

Na minha opinião o atual autodidata não é só aquele que puramente aprende sozinho mas sim aquele que sozinho descobre formas de absorver o conhecimento de outros. Meio viagem isso né? Deixa eu dar um exemplo. Eu posso dizer que hoje sei CSS. Eu aprendi sozinho? Sim e não (calma vou explicar rsrsrs). SIM porque eu não paguei ninguém para me ensinar ou não pedi isso a ninguém e NÃO porque quem me ensinou foi o Maujor (o dinossauro das CSS), boa parte do que eu sei de CSS o Maujor me ensinou nos seus blogs e tutoriais de CSS espalhados pela web. Por isso meu amigo hoje em dia não existe mais desculpas como “a empresa não me treinou…”

funny+typistGente…. Trabalhamos posicionando conteúdo nos buscadores, como podemos dizer que não sabemos uma coisa sem antes exaurir os buscadores atrás de respostas?

 

 

 

2 – HTML, CSS e Java Script.

Dificilmente um bom profissional de SEO vai desempenhar seu papel sem dominar as linguagens web, essas citadas acima são as linguagens básicas apenas front-end. Em todo projeto é necessário analisar o código e fazer alterações onpage para isso é necessário o domínio destas linguagens.

 

3 – Protocolos e servidores de internet.

Não precisa ser um ninja em servers Linux ou Windows mas precisa entender sim um pouco da diferença entre um servidor compartilhado, dedicado, saber usar um Cpanel, entender protocolos HTTP, FTP, HTTPS e também das respostas de servidores como 403, 404, 500, 302, 301, 200 e etc.

 

4 – O básico de programação.

Não acredito que para ser um bom profissional de SEO você precise saber programar, isso ajudaria muito mas não é imprescindível, o importante é que você pelo menos tenha noção de lógica de programação, saiba o que é um IF, uma variável, um array já ajuda. Acho também que deve ter noção de mySQL e saber usar um phpmyadmin.

 

5 – Conhecer WordPress.

Um estudo recente mostrou que hoje pelo menos 1/4 dos sites na web é WordPress, conhecer CMSs sempre foi uma mão na roda mas hoje mais do que nunca, e se você quer ser um bom profissional de SEO precisa conhecer WordPress o máximo possível, muito provavelmente a maioria dos projetos que você estará envolvido será em WordPress.

 

6 – Conhecer de SEO.

Esse aí parece óbvio né? Mas infelizmente tem muito “profissional de SEO” que não sabe NADA! É isso mesmo, o cidadão é webdesigner cria um site sobre a “rebimboca dupla da parafuseta esquerda” e pela concorrência ridícula que este termo tem, pois ninguém busca isso no Google e por um acaso do destino ele aparece na primeira página do Google o cidadão corre no Linkedin e coloca lá “profissional de SEO”. Amigo….não é assim não….

kxldqFK

Para ser um bom profissional de SEO você precisa conhecer de SEO e agora vem a parte mais complicada deste artigo, O que é conhecer SEO de verdade?

Primeiro sobre o exemplo acima nada contra os webdesigners rsrsr eu mesmo comecei exatamente assim, estamos em um mercado diferente, não tem uma formação acadêmica que lhe confere o diploma e título de “profissional de SEO” por isso a coisa é meio bagunçada mesmo então na minha humilde opinião para que um profissional comprove que sabe SEO ele pelo menos tem que ter passado por algumas experiências.

Não vou me aprofundar neste tópico pois o correto seria fazer um artigo só para isso mas para fechar o assunto eu acredito que para um profissional afirmar que ele sabe SEO ele tem que conhecer as diretrizes básicas e avançadas de boas praticas do Google, conhecer a fundo os fatores de ranqueamento, estar fortemente atualizado pelos canais oficiais e outros canais de confiança e ter pelo menos uma experiência de ranqueamento real, quando digo real não precisa mostrar um case que tenha ranqueado para “Iphone” no Top 1, mas que pelo menos tenha colocado um site no Top 5 para uma palavra chave que tenha buscas que agreguem valor de verdade e não para “como o pokemon Tepig evoluiu para Pignite” rsrsrsrs. Poxa Rafael mas ai complica… Como, ainda sem trabalhar na área eu posso ter um case válido? Amigo vamos lá, sabe quele seu tio que é serralheiro instalador de portões automáticos na cidade de Pindamonhangaba? Então… crie um site em wordpress para ele e ranqueie o site no Top 3 para “portão automático Pindamonhangaba” pronto!

tumblr_ml5mdotmBv1rv6iido1_500Pô Rafael mas porque você considera válido este case dos portões automáticos e não o do meu site que explica a evolução do Tepig? Simples meu chapa, porque o site do seu tio vai agregar valor a ele, ele vai receber mais orçamentos, vai vender mais portões e isso vai gerar $$$ dinheiro que é o motivo pelo qual você trabalha não é? Pode ser até que seu tio te pague uma feijoada, uhuuu! Agora o seu site que trata da evolução do pokemon Tepig pode até ter mais tráfego que o dos portões mas vai servir só para ganhar alguns poucos dolares de adsense e para levar essa valiosa informação a alguns adolescentes, ahh e só os interessados no Tepig, pois o do Pikachu era muito concorrido e você não conseguiu ranquear.

 

7 – Dominar as ferramentas de apoio.

Hoje podemos contar com várias ferramentas de apoio no serviço de SEO, é imprescindível dominar as principais pois elas vão ajudar a “otimizar seu trabalho de otimização”, aqui vai uma listinha rápida das que eu acho 100% importante saber.

  • Google search console
  • Semrush
  • Ahrefs
  • Majestic (ferramenta e indicadores)
  • Similarweb
  • Google keyword planner
  • MOZ (ferramenta e indicadores)
  • Rank trackers
  • PageSpeed Insights
  • Webpagetest
  • Copyscape

Aqui a coisa vai longe também e também da para fazer um post só disso mas ai estão as que eu lembrei aqui que devem ser as principais, se você lembrar de mais alguma coloque ai nos comentários ok ?

 

8 – Precisa conhecer Marketing.

Ai outro ponto que acho de importância extrema, não da para ser um bom profissional de SEO sem saber marketing, e porque isso é tão importante? Simples, porque SEO é apenas um dos atores de um espetáculo maior que é o marketing.

Vou fazer um paralelo com links patrocinados pois neste aspecto é idêntico ao SEO. Já me deparei com profissionais certificados Google em Advanced Search que sabiam operar a ferramenta Adwords com maestria mas não sabiam a diferença entre um Volkswagem Gol e uma Lamborghini, “ahh eu sou geek natureba e não gosto de carros, para mim carro é tudo igual”, azar o seu meu amigo é impossível fazer uma boa pesquisa de palavras chave, criar um bom anúncio emfim fazer o seu trabalho se você não conhece a diferença entre essas duas coisas. Tenho medo de dentista e odeio consultórios mas otimizo o site de uma importante empresa deste ramo e hoje entendo bastante de como um dentista pensa, quais são suas intensões e o que lhe representa valor ou não. Não da para ser um bom profissional de SEO sem conhecer de marketing.

 

9 – Precisa saber inglês.

Já comentei sobre isso em outros momentos mas na minha opinião um bom profissional de SEO precisa saber inglês. Hoje o fato de NÃO saber inglês vai limitar muito o seu aprendizado e principalmente a sua atualização e SEO sem atualização constante não existe. Sabendo inglês você vai poder pesquisar com mais profundidade e foco, não vai ficar dependente do material traduzido por outros e vai poder estudar os cases e estudos mais robustos que normalmente nascem em língua inglesa.

 

10- Precisa dominar métricas.

Deixei este por último pois acredito ser a forma de demonstrar o resultado de um bom trabalho. De que adianta um bom serviço de SEO se você não sabe medir os resultados ? É de suma importância dominar o Google Analytics e outras ferramentas que usam as métricas para demonstrar valor. Hoje antes de escrever este artigo eu preparei um longo relatório de resultados de 2015 para um dos meus principais clientes, na próxima semana eu vou lá apresentar os resultados do nosso trabalho árduo de um ano inteiro e apresentar um planejamento para 2016, sinceramente se eu não dominasse métricas jamais conseguiria preparar tal relatório e muito provavelmente não conseguiria justificar o investimento que essa empresa confia a mim por 4 anos seguidos.

As métricas vão ajudar você a alinhar o foco e ajustar o prumo do sucesso, não adianta tráfego sem conversão, não adianta posicionamento sem tráfego e assim vai.

 

Conclusão

Pessoal terminei esse artigo com aquela sensação de “estou esquecendo alguma coisa importante” e provavelmente esqueci rsrsrsr, mas acho que o conteúdo aqui apresentado pode pelo menos dar um norte a quem pensa em navegar por esses mares. Se fossemos detalhar em uma lista seca tudo que um bom profissional de SEO precisa saber daria uma lista imensa, mas acho que da para começar por aqui.

UFaRxAcredito em parte que SEO é uma arte, apesar de saber que os algoritmos dos buscadores são executados matematicamente de forma exata, a quantidade absurda de variáveis e de mutações que eles sofrem transformam a busca pelas primeiras posições numa ciência quase humana. Sua percepção, gosto pelo risco, capacidade de testar, coragem de mudar, capacidade de execução, pensamento lógico, planejamento estratégico e até sentimental vai fazer muita diferença no seu caminho para o TOP 1.

10 Coisas que um bom profissional de SEO precisa saber 3.43/5 (68.70%) 23 votes

Receba as novidades

Pode colocar seu email ai tranquilo, não é formula do lançamento.

Esta é uma forma automatizada de enviar emails com os novos posts e vídeos para você.

13 thoughts on “10 Coisas que um bom profissional de SEO precisa saber

  1. Muito bom, meu brother! Precisamos sempre estar nos atualizando para proporcionar um serviço de maior qualidade a nossos clientes. Há muitos “sobrinhos” hoje em dia que queimam o filme dos profissionais de verdade e ainda roubam clientes…

  2. Muito bom o conteúdo. Realmente em minha opinião penso o mesmo. Todos estes itens precisam estar bem afinados no profissional de SEO e são grande diferença hoje em dia.

    Uma ótima dica também é fazer uma análise da concorrência através das ferramentas:
    – Semrush
    – Majestic
    – MOZ
    e ter conhecimento total em SEO On page pois precisará disso na hora da análise.

  3. Posso sugerir um post com as ferramentas que um bom profissional precisa ter em seus favoritos e breve explicação de cada uma? Parabéns, estou a 2 horas lendo e assistindo o seu blog =)

  4. Olá Rafael,

    Muito bom seu artigo, parabéns!
    Além de tudo que você mencionou… e olha que faltou bastante, um fator imprescindível
    é o feeling. Aquele feeling que todo bom programador tem pra descobrir os loops num
    código. Já fui programador e sei disso. E essa característica não se ensina, não existe manual.
    É o que diferencia os profissionais dos amadores.

    E não deixaria de acrescentar outro conhecimento que faz toda a diferença no nosso trabalho:
    as técnicas Balck Hat. Já foram vilãs no passado, mas tem muita gente reescrevendo a história
    e incorporando o pensamento “escuro da força” num processo de inteligência cognitiva nos
    processos do onpage.
    A final, a polícia precisa conhecer as técnicas e artimanhas de quem ela combate.
    Hoje em dia eu acredito que o blac khat tem mais a contribuir do que ser equivocadamente
    limado pela comunidade. Eles tem muito a ensinar pra nós.
    Mas que fique bem claro: uma coisa é aprender e outra é aplicar.

    Abs!

  5. Precisamos estar atualizados porque o que vimos hoje sobre SEO amanhã pode não ser tão benéfico para o site.

    É por isso que fazer testes e estar conectado com pessoas da área ajuda bastante!

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *