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Fatores de Ranqueamento SEO para 2015/2016

Pessoal aqui está mais um vídeo que fiz para tratar de um assunto essencial para qualquer profissional de SEO. Fatores de ranqueamento para SEO atualizados.

Se tem uma coisa que considero ruim é perder tempo com coisas que não dão resultado.

A matéria prima do SEO é tempo, portanto não desperdice matéria prima, não desperdice tempo. Quem, assim como eu, trabalha com clientes PME sabe bem disso, normalmente esses clientes tem o orçamento apertado e quanto mais rápido você conseguir entregar resultado para ele maior a chance de reter esse cliente por muito tempo. Trabalhar para um cliente em ações custosas e que não gerarão impacto nenhum nos rankings é muito prejudicial para qualquer projeto, portanto estar atualizado quanto aos fatores de ranqueamento se torna imprescindível.

Isso muda o tempo todo

Se você não sabe, o Google gera centenas de testes em seu algoritmo todos os dias, implantando soluções de sucesso com tanta frequência que o algoritmo se assemelha muito com um organismo vivo, então saiba que fatores de ranqueamento mudam sempre, daí a necessidade de estar altamente atualizado para não dar tiro n’água.

Tá, mas o que é um fator de ranqueamento?

Podemos dizer de forma muito simplista que um fator de ranqueamento SEO é um critério que o Google usa para montar seu ranking, ou seja para colocar um site mais para cima ou mais para baixo. O Google estrategicamente não revela em detalhes quais são os fatores de ranqueamento, ele dá diretrizes e noções de boas práticas que nos dão algumas pistas, mas os detalhes ele realmente guarda a sete chaves.

Um exemplo de um fator de ranqueamento que o Google já afirmou oficialmente que impacta os rankings é ser mobile friendly ou “amigável” para dispositivos móveis.

O que o Google não diz o povo descobre.

Assim como a Pepsi tentava descobrir a fórmula da Coca-Cola os estudiosos de SEO tentam descobrir novos fatores de ranqueamento para SEO e para isso conduzem estudos mais aprofundados. Um dos estudos mais sérios sobre fatores de ranqueamento no mundo é o Search Metrics Ranking Factors, esse estudo acontece anualmente conduzido pela empresa Search Metrics e é um baita estudo.

Dados sobre o estudo.

Em 2015 a Search Metrics estudou os TOP 30 resultados para nada mais nada menos que 10.000 termos diferentes, o que dão cerca de 300.000 urls a serem avaliadas. A metodologia utilizada no estudo é bastante avançada e trabalhosa mas o resultado é primoroso. Um conjunto de 36 fatores de ranqueamento diferentes, todos categorizados e correlacionados.

Quais são os principais parâmetros do estudo.

Como já disse acima o estudo tem como foco 36 fatores de ranqueamento diferentes, subdivididos nas seguintes categorias: Social, técnico, experiência do usuário, backlinks e conteúdo.

Cada fator de ranqueamento foi estudado em 4 vertentes são elas: Média do TOP 10, média do TOP 30, importância e correlação.

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As médias. Essas são mais fáceis de entender, nada mais são que a média de incidência do fator nos resultados do TOP 10 ou TOP 30, isso pode estar representado em números médios ou em porcentagem média.

Ex1. Fator de ranqueamento uso do HTTPS: o resultado dos TOP 10 é 12% ou seja 12% dos resultados que estão no TOP 10 tem HTTPS. O mesmo serve para a média do TOP 30.

Ex2. Fator de ranqueamento Links de sites de notícias: o resultado do TOP 10 é 522 ou seja, os sites que estão no TOP 10 têm em média 522 links vindo de sites de notícias.

A Importância. Esta é uma nota dada pela Search Metrics baseada na compilação dos resultados do quão importante  ou impactante aquele fator é para os bons rankings, tá aí uma coisa que temos que ficar de olho, os números variam de -1 à 2, sendo que -1 representa um impacto negativo, 0 (zero) nenhum impacto, 1  impacto positivo e 2 impacto muito positivo.

A Correlação. Aqui o bicho pega, esta é uma conta muitíssimo complexa, eles usam um fator de correlação para determinar o quanto a incidência de um fator de ranqueamento pode estar correlacionada com os bons rankings. Tentando ser mais claro, eles analisam os sites que estão melhor posicionados e procuram correlacionar um fator à este bom ranking. Vou dar um exemplo:

Eles analisam os sites melhor posicionados versus a incidência destes sites que tem design responsivo, quanto mais sites responsivos estiverem nas melhores posições, maior vai ser a “correlação” entre esses 2 fatores, bons rankings e sites responsivos.

Mas aqui tem um alerta importante, o fato de um fator ter uma correlação com bons rankings não quer dizer que este fator esta “causando” este bom ranking, deu pra entender? Vou usar outro exemplo. Aqui cabe um exemplo sobre sinais sociais, vamos lá. Existe uma forte correlação entre sites que estão bem posicionados com o fato deles terem muitas curtidas no Facebook, mas segundo o Google esses sinais sociais não estão “causando” esta melhora nos rankings, pois vários porta vozes do Google já afirmaram categoricamente que sinais sociais não impactam os rankings, então podemos afirmar que existe uma correlação, mas essa correlação não esta causando a melhora nos rankings.

Mesmo assim essa correlação é muitíssimo útil pois mostra muitos sinais de boas práticas e torna a jornada mais segura.

veja abaixo o gráfico de correlação

grafico-de-correlacao-seo

Os números de correlação variam de -1 à 1.

Ex. O fator de ranqueamento Domínios de referência tem correlação 0,22, ou seja, uma correlação forte com os bons rankings. Assim sendo, os sites com melhor ranking tem muitos domínios de referência.

Você vai perceber que as correlações tem alguns símbolos logo acima, que são uma seta para baixo, para cima, para o lado ou uma estrela. Esses símbolos mostram a tendência comparado ao estudo de 2014, a estrela diz que é um novo fator, portanto não existe tendência comparativa, a seta para baixo mostra que a correlação está em queda, a seta para cima mostra que está em alta e a seta para o lado mostra que não houve alteração se comparado com 2014.

Legal, mas o que o estudo de 2015 revelou ?

Fazendo um resumão para você poderíamos dizer o seguinte:

O conteúdo esta mais poderoso do que nunca, e os textos mais longos e bem estruturados estão ranqueando melhor a cada dia.

Na parte de experiência do usuário vemos que o “Mobilegeddon” ainda não causou muito estrago, mas a quantidade de sites nas primeiras posições com design responsivo esta aumentando rapidamente.

A importância das keywords esta diminuindo, cada vez mais cresce o número de páginas bem ranqueadas que não têm a keyword no corpo da página, isso mostra que o Google está mais habilidoso em entender o contexto e mostra mais sinais de ranqueamento por tópicos ao invés de ranqueamento por keywords.

Apesar de backlinks ainda terem uma forte correlação com os melhores rankings, o estudo mostra que esta correlação está em queda, depois da Disavow Tool não é possível mais ter uma noção real do verdadeiro peso dos backlinks nos rankings. Mas os sinais são que o Google cada vez mais se distancia deste fator.

Sinais sociais estão sempre bem correlacionados com bons rankings, o Google afirma que estes sinais não são usados na composição do ranking, mas devemos estar atentos a isso. Aqui não sabemos se Tostines é fresquinho porque vende mais ou se vende mais porque é fresquinho (os mais velhos vão entender isso).

Bom é isso ai, logo abaixo vou colocar os links para o estudo, no futuro pretendo tratar desses fatores com mais detalhes aqui no blog.

Link para o estudo http://goo.gl/AF9jWN

Link para o gráfico de correlação em alta definição http://goo.gl/O2ocqY

Link para o baralho em PDF http://goo.gl/9AgaHT

Coloque seu nome e email na caixa de “receba as novidades” aqui em baixo para fazer parte do sorteio, se você já esta na lista pode ficar tranquilo pois você também vai participar. O resultado do sorteio vai se divulgado aqui no dia 23/12/15.

[Atualização] Pessoal o ganhador foi o adelsonbr@….. Já entrei em contato com ele obrigado a todos, o link para o videozinho que fiz do sorteio esta aqui

 

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11 thoughts on “Fatores de Ranqueamento SEO para 2015/2016

  1. Fala Rafael beleza,

    Meu amigo muito bom seus conteúdos, estou aprendendo muito. Parabéns
    Não sei se já sorteou o baralho, mas gostaria de ganhar ou adquirir um destes.

    Abraços,

    1. E ai Valdinei como vc esta ? Obrigado pelo Feedback , infelizmente o sorteio do baralho já foi e eu só tinha esse que ganhei de brinde em um evento que fui fora do Brasil, mas se cadastra ai para receber novidades, se pintar qq coisa vc já fica sabendo.

  2. Showww rafael!!
    ótimo artigo, adoro seus hangouts cara

    um dúvida sobre a pesquisa apresentada:
    O que eles querem dizer com

    ”domain is .com” -> esse tema foi apontado como algo negativo na pesquisa. Poderia explicar?

    “domain SEO visibility” – > esse tema foi apontado como algo positivo. O que seria isso?

    Muito obrigado ! abraços!

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