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Marketing Digital e os Pequenos Empresários – Pesquisa

Como já deixei claro aqui no blog tenho muito interesse no atendimento de pequenas e médias empresas, como preparação para a palestra que dei no Search Masters Brasil 2015 fizemos uma pesquisa com o objetivo de entender um pouco melhor como o pequeno empresário pensa e o que ele pensa em relação ao marketing digital. Este post tem como objetivo compilar todas as informações colhidas e expressar minhas opiniões com relação aos pontos tratados na pesquisa.

Vamos lá !

A pesquisa ocorreu de Setembro a Outubro de 2015 e foram entrevistados virtualmente cerca de 100 pequenos empresários, a amostra não é tão grande como gostaríamos mas não foi fácil conseguir esta quantidade de respostas de um povo tão ocupado…

Vamos aos dados:

Idade

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Olhando esses números da para ver que tratamos aqui com uma maioria de pessoas que muito provavelmente são mais velhas que a média dos profissionais de marketing digital o que consiste no primeiro desafio, normalmente vamos lidar com pessoas mais velhas e portanto menos “online”.

Tipo de empresa

tipo-empresa

 

Aqui apenas uma informação para compor a pesquisa, a grande maioria esta entre comércio e serviços.

 

Quantidade de funcionários

 

quantidade-de-funcionarios

Como já falado estamos falando de pequenos empresários, realmente pequenos… dá para ver pelos números aqui.

Qual é a percepção dos pequenos empresários em relação ao poder da internet

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A pergunta especifica feita aqui foi “Qual é sua sensação em relação a expandir sua empresa usando a internet ?” a coisa boa é que a grande maioria dos pequenos empresários tem a sensação de que a Internet pode ajudar seu negócio a crescer.

Quem cuida do Marketing digital ?

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Como eu já previa a grande maioria dos pequenos empresários é responsável por cuidar de quase tudo na empresa inclusive do marketing digital.

A expectativa do pequeno empresário com relação ao serviço de marketing digital

Ao contratar uma agencia de marketing digital quais dos elementos a baixo voce espera que fique sob - grafico de barras verticalmente

Aqui temos vários parenteses interessantes para abrir, a maioria das respostas foram pertinentes mas algumas coisas foram surpresa para mim por exemplo:

30,6% responderam: O bom funcionamento das contas de email.
27,8% responderam: O bom funcionamento da internet na sua empresa.
11,1%  responderam: O bom funcionamento dos computadores da sua empresa.

Estes números mostram como é importante sermos muito claros com os pequenos empresários a respeito de quais serão os aspectos e pontos de nossa prestação de serviço para que ele não espere de nós coisas que não estão normalmente sob nossa alçada, eu posso dizer por experiência própria FUJA DOS EMAILS !!!!! dar suporte a contas de emails para cientes pequenos é o maior tiro no pé, a esposa do dono da empresa vai comprar um celular novo e vai te ligar para você configurar o email da empresa no celular dela….o pessoal vai te ligar dizendo que o contador disse que mandou um email para o dono da empresa e ele não recebeu e você vai ter que explicar o porque ……e assim vai. Na minha opinião o suporte às contas de email deve ser feito pelo serviço de host ou o provedor de emails contratado.

Agora vamos abordar sobre o conhecimento dos pequenos empresários com relação a alguns dos serviços do marketing digital.

Conhecimento sobre Adwords ou Links patrocinados do Google

“Você sabe o que é Google Adwords ou Links Patrocinados ?”

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Aqui percebemos as boas oportunidades, dos pequenos empresários que entrevistamos a pesar de ser uma entrevista feita via internet uma porcentagem interessante deles demostrou que nunca utilizou o serviço de links patrocinados e perto de 20% nem sabe o que é. Ai percebemos o oceano azul que ainda é trabalhar com pequenas empresas no Brasil.

Perguntamos aos que nunca utilizaram este serviço e as respostas foram as seguintes
– 35,7% – Não sei como fazer e não tenho tempo para aprender
– 50% – É caro, não tenho dinheiro para fazer
– 0%- Já ouvi relatos que isso não funciona
– 14,3%- Gostaria de fazer mas não encontrei o parceiro certo para me ajudar com isso

Aqui os pequenos empresários com a percepção de que o Serviço de links patrocinados é caro o que não é verdade, sabemos que serviços iniciais de links patrocinados podem ser prestados por valores bem acessíveis, fica também a missão de mostrar a esses empresários o real valor e resultados que este serviço pode trazer.

A criação e administração das campanhas de links patrocinados

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Dos que responderam que já usaram ou usam o Google Adwords aqui esta o gráfico que mostra nas mãos de quem esta esse serviço, o interessante é que só pouco mais de 35% esta nas mãos de agências e freelancers o restante esta “in house”. Aqui dá para ver também que cerca de 35% esta nas mãos do próprio empresário ou dele com a ajuda do Google (talvez fosse melhor ele fazer sozinho rsrsr) ou nas mão do “sobrinho” (sem comentários…).

Conhecimento sobre SEO Otimização de sites

“Você sabe o que é SEO (otimização de sites) e para que ele serve ?”

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Aqui o oceano é mais azul ainda, quase 60% nem sabe o que é otimização de sites ou SEO, lembrem-se todos os entrevistados são pequenos empresários que possuem site !
Apenas 26,5% afirmam já terem feito ou estarem fazendo SEO, temos que vender para essa gente !

Perguntamos aos que nunca utilizaram este serviço e as respostas foram as seguintes
– 16,7% – Não sei como fazer e não tenho tempo para aprender
– 66,7% – É caro, não tenho dinheiro para fazer
– 0%- Já ouvi relatos que isso não funciona
– 16,7%- Gostaria de fazer mas não encontrei o parceiro certo para me ajudar com isso

Bom os pequenos empresários que sabem o que é SEO na sua grande maioria não fazem SEO porque acham um serviço caro, ai novamente fica o desafio para nós profissionais viabilizar e mostrar que vale a pena este serviço para que alcance cada vez mais empresas.

Administração dos serviços de SEO

administracao-seo

 

Aqui percebemos que dos poucos que dizem ter feito ou fazem SEO a maioria esmagadora continua “inhouse” mas já migrando para um funcionário, como sabemos que dificilmente uma pequena empresa vai manter um profissional de SEO inhouse já podemos imaginar o “SEO” que esse funcionários muito provavelmente já sobrecarregados de outras funções devem estar desenvolvendo….

 

Conhecimento sobre Facebook Ads ou anúncios no Facebook

“Você sabe o que é Facebook Ads (anúncios no facebook) ?”

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Como já era esperado mais da maioria sabe o que é Facebook Ads obviamente pelo uso do Facebook todos acabam sendo impactados por anúncios mas apenas 17,6% afirmou usar ou já ter usado o Facebook para anúncios. É interessante ver que muito mais pessoas sabem o que é Facebook Ads mas menos empresários utilizam o serviço.

Perguntamos aos que nunca utilizaram este serviço e as respostas foram as seguintes
– 39,1% – Não sei como fazer e não tenho tempo para aprender
– 17,4 – É caro, não tenho dinheiro para fazer
– 21,7%- Já ouvi relatos que isso não funciona
– 21,7%- Gostaria de fazer mas não encontrei o parceiro certo para me ajudar com isso

Percebemos que a grande maioria só não encontrou um fornecedor viável para ajudar com isso, olha a oportunidade ai !

O Empresário X Profissional de Marketing Digital

Chegamos a parte mais interessante de nossa pesquisa fizemos a seguinte pergunta ao empresários:

Suponha que você receberá a visita de um profissional de marketing digital. Sinceramente, quanto os elementos abaixo vão influenciar na sua decisão de contratá-lo ou não, lembre-se de ser bastante sincero.

Vamos às respostas !

Sua apresentação pessoal (asseio e roupas)

asseio

Bom se você é aquele tipo de Nerd que anda fedido com aquela camiseta velha do Star Wars já saiba que vai ter menos de 25% de chance de vender seu serviço para um pequeno empresário.

Se ele aparenta muito jovem

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Já vi muitos profissionais preocupados com o fato de por aparentarem muito jovens podem não ser levados muito à serio na hora de vender seus serviços mas a pesquisa mostra que os pequenos empresários não acham que aparentar muito jovem é uma coisa que influencia muito.

Se ele veio de ônibus ou carro

carroxonibus

Olha que interessante, achei o número de 41% acharem que isso tem uma influência média ou muita influência bastante significativo, aqueles que me conhecem sabem que eu já dizia isso muito antes da pesquisa, infelizmente isso é do ser humano, quando você chega num cliente de ônibus ou de carro velho o ser “humano cliente” pensa “esse cara não resolveu nem a vida dele e ta vindo aqui dizer que vai resolver a minha ?” Eu sei …eu sei que vai ter gente falando que isso é muito materialista que conhecem x,y ou z que tem muito dinheiro e anda de ônibus por opção mas ok ! Saibam que o ser humano é assim, e que se forem de buzão no cliente vão perder 41% da chance de fechar negócio.

Se ele tem ou não um cartão de visita

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Olha ai… Alguns acham que na era da modernidade não se liga mais para cartão de visita, simplesmente mais de 70% dos pequenos empresários esperam firmemente que você tenha um ! Mesmo porque a maioria deles sabe que isso custa muito barato e que seria um relaxo não ter.

Quão moderno é seu notebook

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Seu notebook é sua ferramenta de trabalho e os clientes esperam que você tenha um notebook moderno, os números acima são bastante expressivos e demonstram que você vai decepcionar a maiora de seus potenciais clientes caso chegue na reunião com aquele positivo todo remendado rsrsr.

Quão moderno é seu smartphone

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Novamente o cliente espera que você como um profissional de tecnologia tenha um bom e moderno smartphone, aquele seu Nokia antigo inquebrável deve ficar em casa.

Se ele já participou de cursos e congressos internacionais

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Eu sempre fui um defensor deste tipo de investimento, eu já sabia que isso faz diferença pois sempre que eu cito em uma reunião um estudo, case ou técnica que aprendi em um congresso fora do Brasil eu percebo que os clientes ficam bastante mais propensos a confiar em mim, mas ai estão os números.

O website da empresa dele

website

Os clientes não aceitam muito o “em casa de ferreiro o espeto é de pau” por isso vejam nos números que a maioria esmagadora respondeu que o seu website vai ser visto e vai influenciar muito na decisão da sua contratação.

Se ele emite ou não nota fiscal do serviço

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Aqui percebemos que a formalização faz uma boa diferença, emitir nota fiscal do serviço prestado é essencial para 80% dos pequenos empresários.

O Contrato

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Admito que fiquei surpreso com este resultado, quase 50% acha que 6 meses é um tempo aceitável para um contrato com uma agência de marketing digital, eu pensei que a maioria optaria pelos 3 meses mas foi bacana aferir que caso você convença seu cliente potencial a contrata-lo ele acha justo ficar contigo preso por um contrato por 6 meses, esse é um tempo bacana para que você consiga apresentar resultados até mesmo em SEO que sabemos ser um serviço que gera resultados mais no longo prazo.

O Atendimento à distancia

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Uma boa notícia para quem não esta nos grandes centros, mesmo entre os pequenos empresários 3/4 deles disseram não se importar em contratar uma empresa que não esta em sua cidade e aceitariam reuniões via skype.

 

Para finalizar quero agradecer a você que leu este artigo até aqui, pretendo refazer esta pesquisa a cada 2 anos para que possamos entender melhor como pensa o pequeno empresário e aumentar nossa taxa de conversão ao vender nossos serviços para este oceano azul de oportunidades que é o trabalho de marketing digital para PMEs

 

Marketing Digital e os Pequenos Empresários – Pesquisa 5.00/5 (100.00%) 3 votes

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3 thoughts on “Marketing Digital e os Pequenos Empresários – Pesquisa

  1. Parabéns pela iniciativa! Sabemos que mais de 90% do mercado brasileiro é composto por PME, então é muito valioso entender como a percepção desse público é influenciada pelas mais diversas variáveis que nem imaginaríamos existir sem uma pesquisa dessas.

    Coisas como o cliente achar que o profissional de marketing deve ser o responsável pelo bom funcionamento dos seus emails (rs), mostra como uma falta de alinhamento das expectativas – em ambos os lados – pode culminar em um destrato comercial, desgaste ou ainda limitar a escalabilidade de uma agência.

  2. Excelente sua pesquisa, estou começando na área e percebo uma certa arrogância de alguns que estão no mercado a pouco mais tempo do que eu, digo tipo um ou dois anos.

    E vejo vocês que estão a anos darem muito apoio e incentivo para nós que estamos começando!

    Obrigado por contribuir sem dúvida essa sua pesquisa foi importante para mim agora.

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